quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O bem-estar

Antigamente, muitas propagandas e artigos de revista traziam a palavra bem-estar como algo difícil, algo que requeria esforço e bons hábitos. Mas aquilo não era pra mim. Eu não entendia aquelas revistas estilo "Boa forma", com slogans do tipo "para o seu bem-estar". Onde que esse bem está? O que seria isso? Aliás, nem me perguntava. Pelo menos eu pensava que não. Mas hoje pensei exatamente isso, que naqueeela época eu não entendia aquilo. Agora compreendo. Minha mãe que reclamava de dores nas costas, sempre. Hoje sou eu.


Eu sei o que são momentos de bem-estar mas hoje vejo que é preciso zelar por esses momentos. Vejo que é preciso vigilância constante, é preciso prestar atenção ao que se come, à maneira de andar, de respirar, é preciso fazer atividade física, entre outras coisas. Pensei nisso numa tarde de extremo bem-estar, voltando pra casa, dentro de um ônibus e feliz. Bem feliz, com um ENORME bem-estar. E ele, o danado, é o que está lá dentro, está na essência, no fundo do ser. Pelo menos do meu.


Quando eu era mais nova, com aquela energia a todo vapor, tinha bem-estar de sobra, tempo de sobra. Aquilo que era inerente a mim parece que esvaiu um pouco. Não todo. Mas eu acho que a "adultice" preenche os tempos livres e bobos de criança com afazeres, "pensares" e preocupações.


Cresci encontrando o bem-estar quando estava na beira da praia, sentindo a brisa rosto. Hoje estou longe, mudando, mutante. Procurando meu bem-estar num paliteiro cinza. Minto: Nada de cinza. Porém, assim como é a vida em São Paulo, o bem-estar parece ser: rápido. Uma respirada numa praia ao lado, um pôr-do-Sol em Pinheiros, a vista de um mirante na Av. Paulista, um passeio diante de obras primas, arte, beijos de amor. Tudo muito rápido, como numa cadeia de pensamentos rápidos e contínuos. Mas aí eu penso: o que seria a vida além disso? Uma coleção de bem-estares. O único problema é que diante da vida adulta, você colhe potinhos de bem-estar, que nem água de chuva. É preciso que seu potinho esteja lá no ponto, no lugar certo, para conseguir aparar todo o bem-estar que puder colher.

Nenhum comentário: