segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Montanha-russa

Fazia anos que não pisava num parque de diversões, e o maior que já fui era uma cópia reduzida da Disney, na versão Européia – a EuroDisney. Estou em São Paulo e pensei muitas vezes em ir num dos parques por aqui. Parques de verdade, com montanhas-russas de “respeito” . Minha irmã deu a idéia do tal passeio nunca realizado e lá se foi eu reviver emoções infantis.

Estudar a sociedade de forma crítica te abre olhos de tal forma, que você nunca mais verá o mundo do mesmo jeito. Já entro no parque analisando todos os detalhes, a comunicação visual, a inserção de marcas dentro do contexto da diversão, o atendimento, o apelo ao consumo. Pros outros não é nada demais, só um parque: bonito, legal, divertido. Pra mim: CPU funcionando, processando.

E começo a pensar: o que leva pessoas a ficarem no Sol, andarem muito e ainda ficarem em filas para serem sacolejadas por aquelas máquinas toscas? O que leva as pessoas a passarem o dia inteiro sob influência de lavagem cerebral para pensarem que “O HOPI HARI É LEGAL”? Putz, eu quase piro escutando musiquinhas do tipo: “Lá Lá Lis, no Hopi Hari vc é feliz!”
Aí, pensando e sentindo todo o processo da “experiência” de estar num parque de diversões, com todos os enlatados que se tem direito, comecei a desenvolver uma explicação para o enfeitiçamento do parque:
  • As pessoas gostam da iminência de estarem se fudendo e depois ficam aliviadas, pois quando pensam que vão cair, acaba a brincadeira, como num sonho.
  • O ser humano é um bicho, que por mais que se diga racional, parecem ratinhos de laboratório nas filas dos brinquedos para sentir o próximo medinho.
  • O risco e o medo são coisas que fazem o ser humano conseguir sobreviver. Muitos falam do hábito como característica inerente aos indivíduos, mas se não gostassem de sentir o risco na pele, como justificar tanta gente que anda de montanha-russa?
  • O ser humano gosta de provar seus limites e é masoquista. Porque pra estimular o medo e ser sacudido daquela forma não pode ter outra justificativa.


E tem outras coisas que pensei e esqueci. Talvez saiam em alguma mesa de bar. Eu, como humana, me enquadro em tudo isso e penso: sou bicho? Selvagem? Sei não, coisa estranha é ser gente, como já dizia Clarice.


A aura mágica desses parques encantam sim, mas também cansam. Parece que sugam toda a energia. Parece que a adrenalina abre tudo, abre os poros da alma e você sai deixando toda sua alegria extasiada no alto do Elevador, que do susto não te deixa nem gritar. Do susto, do medo, você fica muda. Mas o bom do parque de diversões é que retirada a trava de segurança, tudo não passa de susto. O ruim é na vida real, que o susto e o medo viram fantasmas, e estes não morrem mais.


Mas ir ao parque de diversão é muito bom. O que eu descobri é que é quase igual ao mundo real. Já vi antes aquela descida da montanha- russa e fiz como sempre: respirei, fechei os olhos e fui.

Um comentário:

@marciogo disse...

Vammmm dinovuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu !!!!!!!!

love u xuxu !